Minha política para alunos que pedem cartas de recomendação

Escrever cartas de recomendação é uma das melhores coisas que um professor pode fazer. Sério. É uma forma de reencontrar antigos alunos e contribuir para seus planos futuros.

Contudo, é algo que pode facilmente sair de controle. Não é apenas o tempo de escrever a carta (e cartas bem escritas tomam bastante tempo). Há também todo o tempo perdido com a troca de emails sobre especificação de cursos, informações sobre o conteúdo da carta e outros detalhes, que muitos esquecem ser necessário. E isso pode levar algumas semanas, prejudicando os dois lados.

Por isso, se você for me pedir uma carta de recomendação…

  1. Tire alguns minutos para ler estas informações. Afinal, reservarei o tempo necessário para escrever a sua carta.
  2. Escreva-me com pelo menos três semanas de antecedência. Se não, posso não ser capaz de escrever a carta. Quatro ou cinco semanas seria o ideal.
  3. Diga-me qual é meu prazo. Assim, posso organizar minha lista de tarefas.
  4. Prefiro não deixar que os alunos leiam as cartas que escrevo e me reservo o direito de recusar a carta caso você não abra mão do direito de acesso a ela. Sejamos francos: uma carta que não é lida pelo estudante carrega maior peso do que aquela que é lida pelo interessado. Mas fique tranquilo: eu não aceitarei escrever uma carta de recomendação se eu não tiver coisas boas para escrever.
  5. Explique para que você quer a carta. Lembre-se que o maior interessado na recomendação é você, então quanto mais detalhes puder me dizer, melhor.
  6. Mande seu CR e algum trabalho que você fez para mim e que se orgulhe.
  7. Por favor, me lembre por email do prazo de entrega alguns dias antes.
  8. Por favor, respeite minha decisão se eu disser não. Só escrevo cartas para alunos que eu possa recomendar fortemente. Acredite, você não vai querer uma carta fria e educada (no máximo).
  9. Indique como e para onde a carta deve ser enviada:
  • se o envio for eletrônico, envie o email do destinatário ou o endereço do site por email;
  • se o envio for físico, prepare um envelope de papel pardo, tamanho A4, com as informações para envio. Formulários, envelopes e qualquer outra papelada que precise ser preenchida e enviada devem ser deixados na minha sala durante meu horário de atendimento ou na secretaria do PPGEM.